Se chegasse hoje no Brasil, Maria das Graças Carvalho Dantas, 50, poderia se passar por uma espanhola, apesar de ser sergipana de Aracaju. Depois de 25 anos no exterior, a única brasileira da história eleita deputada para o Congresso da Espanha, ela completa o primeiro ano de mandato neste mês, em meio à eleição de um novo governo, crise do coronavírus e situação dos imigrantes na Europa.
Maria Dantas, como é conhecida pela comunidade brasileira, é fluente em castelhano e catalão e, mantendo o sotaque nordestino, já incorporou no ritmo da fala o bilinguismo de Barcelona, onde mora com o companheiro Alex, 50, e sua filha caçula, de 23.
Não são só as expressões idiomáticas em português e espanhol que se misturam, como também o modo de ser latino-europeu. A deputada hispano-brasileira – que se elegeu pelo quase centenário e ainda pequeno partido Esquerra Republicana da Catalunya (ERC) – ouve tanto a cirandeira Lia de Itamaracá quanto canta de cor e no microfone “Bella Ciao”, canção italiana que se tornou hino de movimentos comunistas e anarquistas.
Leia a reportagem completa em: Uol Universa